Autoconhecimento - Autoestima
- Mafalda Afonso
- 23 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
A necessidade de percorrer o caminho do autoconhecimento está intimamente ligada com autoestima. É tanto na sua ausência, nos seus excessos e como no seu equilíbrio que advém o desejo de se descobrir, desenvolver ou aprimorar.
A avaliação intrínseca e subjetiva que fazemos de nós mesmos quer seja positiva ou negativa retrata a forma como vemos o mundo e os padrões que assumimos como crenças relativas a diversos pontos.
Na generalidade estas autoavaliações traduzem um tipo de comportamento, que nem sempre é percetível e que leva a esconder as verdadeiras razões ao ter uma determinada postura perante si mesmo, os outros e o mundo.
Os comportamentos nem sempre são lineares com a crença enraizada. A pessoa nem sempre consegue manter uma assertividade, e pouco é o tempo que mantém o equilíbrio em algum tema, pois as disparidades entre os diversos pontos de análise distanciam-se em demasia.
A título de exemplo o orgulho excessivo, que toca a arrogância, assim como a crença de vitimização constante ou subserviência são ambas reveladoras de baixa autoestima. Uma das demonstrações peca por defeito outra por excesso, em comportamentos, pensamentos e emoções. Retratam essa baixa autoestima, pois quem se vê digno da vida, do que tem e recebe não precisa de se exacerbar, assim como, quem tem necessidade de algo ou se sente injustiçado, desadequado, não precisa de desvalorizar ou diminuir. Saber expressar de forma sensata, que por vezes pode ter de adequar tom à circunstância, desenha os contornos da autoaceitação e autoconfiança.
Perceber que somos merecedores da felicidade das maravilhas da vida ajuda-nos a gerir melhor o que temos de enfrentar no dia a dia.
Atenção que esta premissa está longe do “vale tudo”, antes pelo contrário, ela é coerente. E muito menos assenta sobre privação da liberdade de ser do outro.
Cada qual ao se analisar para elevar, desenvolver, aprimorar e equilibrar a autoestima, pode usar os seguintes marcos, tais como, eliminar culpa, confiar em si mesmo, ser mais clemente com os erros, praticar o que precisa desenvolver, ser honesto consigo mesmo, não generalizar acontecimentos, não se comparar com os outros, comemorar cada etapa, viver o agora e sobretudo viver em gratidão. Passo a passo e em consciência e paciência se transforma.
Este ou outros textos por mim redigidos tem, como fundamento, o despertar da consciência, promover a reflexão, pesquisa, e deixar todos LIVRES para VOAR no seu SER e obter as suas próprias conclusões a cada passo, pois ninguém é dono da verdade!
Recomendo a todos e a quem pretende saber mais sobre Física e Mecânica Quântica, como funciona o Universo e se cria a realidade, que consulte o site do Professor Hélio Couto e siga o caminho das palestras, registando-se e acedendo aos vídeos gratuitos:
https://www.heliocouto.com/eadheliocouto
Mafalda Afonso – Coach e Terapeuta - ©todos os direitos reservados
P@t Estúdio - Agência de Marketing Digital e Estúdio de Foto e Vídeo -www.patestudio.com.br – email: contato@patestudio.com.br
Comments