Os Relacionamentos – Amizade III
- Mafalda Afonso
- 22 de dez. de 2016
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2019
se semear harmonia colherá a bonança… tarde ou cedo, é inevitável…

Inequivocamente ninguém nasce ensinado e nem todos temos o mesmo conhecimento, aptidões ou dons, e as falhas associadas às relações interpessoais, muitas vezes, ocorrem por desconhecimento, falta de experiencia, falta de autoconhecimento e auto-relacionamento, que se traduz, maioritariamente, por carência de autoestima, amor-próprio, existência preconceitos e medos ocultos ou assumidos, escassez de conhecimento e pratica da assertividade, inteligência emocional, capacidade de observação, penúria da pratica do escutar, saber interpretar a linguagem corporal, tons de voz, tipo de olhar, expressão facial, e muito mais. Para os mais curiosos, existem inúmeros livros sobre o assunto, mas é essencial, observar em desapego, fora de si mesmo, isento de julgamentos precipitados, faciosos ou pretensiosos, para ser sensível aos bailados do ser com quem interagimos.
Para procurar evitar o desagradável sabor de inadequadas relações interpessoais ou amizades sem boas intenções, que podem ser causadoras de profundas feridas, é necessário, conhecimento, e conhecimento, exige informação, pesquisa, estudo, ponderação, analise, desenvoltura na perspicácia, capacidade de tolerância, perdão, e, como não poderia deixar de ser, evitar “colocar óculos cor-de-rosa”, a toda a hora, no que observamos, e ignorarmos os “insights” que falam no nosso interior, quando nos aprendemos a escutar e auto-relacionar. Em suma é preciso trabalhar, praticar, despir-se dos medos e preconceitos, encarar a realidade de frente. Escutar e olhar, como se víssemos um filme.
E depois da ferida feita?... bom, só existe três remédios, perdoar que não significa esquecer ou ficar desmemoriado, e sim ser imune emocionalmente à situação, podendo voltar a conviver com a pessoa, e de todo o coração desejar-lhe o melhor, nunca esquecendo que o que deseja para o outro, independemente da situação, é o que retorna para si… O perdoar, pede que a ferida seja tratada e esperar sua cicatrização, assim será possível, seguir em frente de cabeça erguida e ficar atento seguindo os preceitos do paragrafo anterior. Não perder tempo a julgar, querer vingança ou justiça, a não ser que seja algo, que ultrapasse os parâmetros “normais” de integridade física, moral, intelectual (infelizmente em certas culturas para algumas questões muito precária e limitada). Quando assim for, entregue isso, sempre que possível, à justiça e leis instituídas pela constituição às quais está inserido. Em qualquer dos casos, entregue sempre, segundo as suas crenças pessoais, nas mãos do Divino, natureza, Universo…, ou simplesmente, tenha em conta a lei do retorno, causa efeito, ou também denominada lei da sementeira, o que se semeia se colherá, ou seja, inequivocamente, lei da reciprocidade ou atração, vão vibrar quer acredite ou não. É o chamado efeito boomerang, o que é lançado sempre volta, por isso tenha atenção, principalmente nas suas atitudes, porque como diz o ditado as ações ficam para quem as pratica… e quem semeia ventos colhe tempestades… se semear harmonia colherá a bonança… tarde ou cedo, é inevitável… e obviamente dependendo do que semeia… e análogo à natureza, se erva a verá mais rapidamente, se um bambu, o tempo de ver alguma coisa acima da terra, demorará alguns anos, mas não se preocupe porque ele cresce sempre primeiro em raiz em alicerces, só depois emerge do solo, e quando chega a hora a rapidez e expoente de crescimento aos olhos de todos é abismante… Não obstante, seja assertivo, e não permita o calcar de ninguém.
Estes textos por mim redigidos tem, como fundamento, o despertar da consciência, promover a reflexão, pesquisa, e deixar e deixar todos LIVRES para VOAR no seu SER e obter as suas próprias conclusões a cada passo, pois ninguém é dono da verdade!
Recomendo a todos e a quem pretende saber mais sobre Física e Mecânica Quântica, como funciona o Universo e se cria a realidade, que consulte o site do Professor Hélio Couto e siga o caminho das palestras, registando-se e acedendo aos vídeos gratuitos:
Mafalda Afonso – Coach e Terapeuta - ©todos os direitos reservados
P@t Estúdio - Agência de Marketing Digital e Estúdio de Foto e Vídeo www.patestudio.com.br – email: contato@patestudio.com.br
Commenti