top of page

Relacionamentos – Mudança III

  • Foto do escritor: Mafalda Afonso
    Mafalda Afonso
  • 8 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

Mesmo quando já fizemos diversas alterações em nós nos diversos âmbitos, quer ao nível de pensamento, comportamentos, sentimentos, crenças, que detetamos serem causadores das incompatibilidades relacionais, mesmo assim, poderemos vir a vivenciar reacções adversas de outros. Aqui entrará a nossa aprendizagem a consolidação da nossa transformação. Encaremos como testes, como novos alertas para a contínua progressão.


Nestas circunstâncias que se revelem adversas, responder com serenidade ou silenciar, ou bem, como usar algumas técnicas de PNL (Programação Neurolinguística) e IE (Inteligência Emocional), podem ser cruciais para reverter a conjuntura. Estar em serenidade, calma, escuta ativa, sendo um Observador, é possível saber agir e não reagir para manter o processo na harmonia e não permitir que resvale a raiva, o ódio, agressividade. Acabo de ver um post que dizia “O fraco desce o nível; O ignorante se vinga; O sábio ignora, não sei quem seria o autor, mas estava publicado na página do face o Observador. Pois é, de uma forma muito simples estas frases são boas para meditar e esclarecer. Não quer dizer que o sábio ao ignorar, não possa responder de uma forma que transmute o comportamento alheio, aliás na maior parte das vezes é o que dizemos e como dizemos que faz a diferença. É articular um comportamento inteligente que travará o comportamento adverso. Vejamos a história de Manhattan Gandhi, ele venceu pela Paz, salientou que qualquer tipo de reacção de repostar pela violência estava fora de questão, que essa não era a solução, pois seguindo a lógica, violência gera violência, e um único homem passando esta mensagem com todo o carisma que lhe era característico, mudou a história de uma nação, ajudou a mudar a história do planeta. Sugiro que leia a respeito ou que simplesmente veja o filme, e observe a história, não só deste homem como outros, como Jesus Cristo, Nelson Mandela, Martin Luther King, entre outros, que fizeram história pela sublime postura da Paz que move montanhas sem destruir vida.


Então, para ver a mudança no outro, é preciso olhar para o nosso interior, para a globalidade do nosso ser, com honestidade, com amor, com aceitação de tudo o que somos, do que fizemos, fazemos, pensamos e sentimos, para que gradualmente, se vá transformando o nosso atuar, pensamentos, sentimentos. É possível, fazer essa transformação na íntegra, dia a dia passo a passo, e começar a colher nos relacionamentos a ressonância do que somos.


Como funcionará isto sendo que na generalidade as pessoas dizem constantemente, “ele(a) tem que mudar, se não assim não pode ser”, “eu vou conseguir que ele(a) mude, “eu mudo a pessoa”… como se o outro não tivesse livre arbítrio, cabeça para pensar, uma personalidade, ou fosse um indivíduo? Como se faz isso? Manipulando, subjugando, escravizando, enganando, etc? E em relação a si quem o quer mudar? Como se sente quando o outro está a fazer isso consigo?


É que o outro quer concorde quer não, esteja a fazer bem ou não, para ele ou para os outros, é uma pessoa, que para se transformar, precisa reconhecer isso verdadeiramente em si, e com a sua ajuda ou de algum profissional, se ela se dedicar e consciencializar, vai conseguir faze-lo. Não obstante, também quem disse que aquelas características que não gosta estão erradas, se calhar é apenas o seu ponto de vista. O mesmo consigo, já se analisou, o que pode melhorar, transformar de coração, não porque quer obter algo, mas sim porque pretende melhor-se a si mesmo, transcender-se e conquistar com isso uma plenitude de bem estar consigo mesmo, que naturalmente, será sentida por todos os que estarão ao seu redor, e com quem interagir.


Este ou outros textos por mim redigidos tem, como fundamento, o despertar da consciência, promover a reflexão, pesquisa, e deixar todos LIVRES para VOAR no seu SER e obter as suas próprias conclusões a cada passo, pois ninguém é dono da verdade!


Recomendo a todos e a quem pretende saber mais sobre Física e Mecânica Quântica, como funciona o Universo e se cria a realidade, que consulte o site do Professor Hélio Couto e siga o caminho das palestras, registando-se e acedendo aos vídeos gratuitos:

https://www.heliocouto.com/eadheliocouto


Mafalda Afonso – Coach e Terapeuta - ©todos os direitos reservados


P@t Estúdio - Agência de Marketing Digital e Estúdio de Foto e Vídeo -www.patestudio.com.br – email: contato@patestudio.com.br


コメント


bottom of page