Relacionamentos – Mudança IV
- Mafalda Afonso
- 9 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de mar. de 2019

Operacionalizar o processo de mudança de cada um de nós, é inequivocamente um processo pouco simples. Olhar o nosso interior, com honestidade, observar as nossas atitudes, palavras, linguagem corporal de forma imparcial, numa postura de Observador, ausentando o nosso ego, é algo que, temos de estar conscientes, que não será simples e exigirá de nós uma grande presença de espírito.
Percepcionar o que somos de forma nua e crua, pode ser duro, assim como nos pode encher de alegria. Mas se queremos relacionamentos prósperos, é algo que nos devemos propor e executar. Não é para ser a correr, dizendo ansiosamente a si mesmo - depressa, depressa que preciso obter isto ou ver aquilo. Isso pode ser uma motivação, no entanto o que faz que os seus relacionamentos se transformem, é quando se encontra na sua própria essência da plenitude em si mesmo, no seu equilíbrio, na sua habilidade de ser compassivo, empático, de essência alegre e amorosa, tranquilidade, aceitação de si mesmo, e muito mais. À medida que nos dissecamos vamos gradualmente percebendo o que nos impede de alcançar a plenitude, os desejos que ressoam em nosso coração.
É preciso trabalho, trabalho de empenho, esse trabalho presenciado na solitude e estudo autodidáctico, ou com os alicerces de pessoas de confiança ou profissionais. Quando se está num processo como este, é normal virem à superfície, memorias, emoções, emergidas do inconsciente que podem ser de difícil contorno, aceitação e libertação, para que possamos prosseguir de espírito livre sem submergir essas questões, não resolvidas, que quanto mais submergidas e reprimidas, mais aumentam. São como o monstro debaixo da cama ou no armário das histórias infantis, quanto mais o evitamos maior ele se torna. A única coisa que o cancelará, apagará, é a consciência e a coragem de o olhar de frente, bem nos olhos.
É um processo gradual, com todos os benefícios da transmutação como ver as coisas de forma diferente, perceber com mais limpidez os nossos sentimentos, com clareza os nossos pensamentos, nitidez as nossas acções e comportamentos.
No decorrer dos processos, pelo menos na fase inicial, pode ser desconfortável, com o tempo de percurso e retirada do caminho, de muitos incómodos e fazendo companheiros de viagem as nossas grandes e diversas virtudes, sim porque essas são essenciais estarem bem latentes, para fortificação da autoestima, do nosso autorelacionamente a se tornar cada vez mais cristalino, assim, começa a reflectir-se nos relacionamentos a imagem de harmonia.
Quando isso começa a acontecer se percebe que os outros mudaram seu comportamento para connosco, porque na verdade formos nós quem teve uma transformação. Se não vimos alguém de determinada forma, o nosso comportamento palavras e ações é distinto.
Analise o seguinte, quando se pensa que determinada pessoa é agressiva, qual é o nosso comportamento perante ela? Defensivo e distante, ou dependendo da sua personalidade, de confronto… não é assim? Existe algo que na frequência pessoal (somatório de pensamentos, emoções, sentimentos, ações, palavras, postura) atrai essa pessoa ou circunstância com ela para a sua vida. A boa notícia, é que isso pode ser curado transformado. Como? Mude a sua visão sobre essa pessoa… limpe essa memória… perdoe antes mais do que tudo, olhe nos seus olhos como os olhos da alma e sorria, com sinceridade a ame e liberte e se necessário distancie-se dela, mas sobre tudo perceba dentro de si, o que a trouxe até si essa circunstância. Claro que existem técnicas que são facilitadoras desse processo, mas para usá-las é necessário aceitar que é em nós que começa a cura e que queremos a cura.
O princípio da mudança, começa com a aceitação que se quer essa mudança, que acontece primeiro no âmago de cada um e posteriormente se estende aos relacionamentos que temos e que teremos.
Este assunto é extenso e não linear e estará encadeado com as outras postagens. Tudo está interconectado, nada é isolado…
Este ou outros textos por mim redigidos tem, como fundamento, o despertar da consciência, promover a reflexão, pesquisa, e deixar todos LIVRES para VOAR no seu SER e obter as suas próprias conclusões a cada passo, pois ninguém é dono da verdade!
Recomendo a todos e a quem pretende saber mais sobre Física e Mecânica Quântica, como funciona o Universo e se cria a realidade, que consulte o site do Professor Hélio Couto e siga o caminho das palestras, registando-se e acedendo aos vídeos gratuitos:
https://www.heliocouto.com/eadheliocouto
Mafalda Afonso – Coach e Terapeuta - ©todos os direitos reservados
P@t Estúdio - Agência de Marketing Digital e Estúdio de Foto e Vídeo -www.patestudio.com.br – email: contato@patestudio.com.br
Comments