top of page

Relacionamentos – Profissionais II

  • Foto do escritor: Mafalda Afonso
    Mafalda Afonso
  • 5 de mar. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de mar. de 2019


Para que possamos colher bons frutos nos relacionamentos profissionais e não só, é essencial semear e promover boas energias, como a Alegria, a Autenticidade de um sorriso franco, de um aperto de mão firme e seguro, um olhar direto, um falar espontâneo, uma postura de paciência e tolerância. Isso gera empatia, entusiasmo, fiabilidade, fidelidade. Não é assim que gostamos de ser recebidos por alguém numa empresa, seja ela a recepcionista, comercial, secretaria, diretos, administrador, o cargo é irrelevante, o importante é o que essa pessoa o faz sentir quando comunicamos com ela, não é assim? Seja ela um colega de trabalho ou alguém externo à empresa, como por exemplo um vendedor, um fornecedor. Independentemente de quem é o interlocutor é a nossa atitude que vai gerar essa boa energia. É na sua autenticidade que se criam relações fortes, e que são importantes em todos os tipos de relacionamentos, mas tem ideia do impacto que isso gera ou pode gerar nos seus relacionamentos profissionais e a progressão que lhe pode adicionar à carreira?


Estas perguntas simples são cruciais quando as colocamos a nós próprios. Pois são as respostas sinceras perante nós mesmos que nos levarão a ver os cenários e a corrigir posturas.


Por vezes a generalidade das pessoas considera que a maneira como é tratada pelo outro é uma questão do outro e nada tem a ver consigo. Qual o seu pensamento?

Os outros reagem à nossa frequência, a velha máxima de “ação gera reação” assim como “comportamento gera comportamento”, é uma lei, uma verdade de La Palice. É inquestionável… emanamos frequências a todo momento, e dessas frequências geram atitudes que se não autênticas são captadas pelos neurotransmissores, quer queiramos ou não são recepcionados por quem interage connosco. Por isso é relevante pensar sobre este tema.


Como o outro me trata é naturalmente, da forma como me sinto quer não só à generalidade, como uma pessoa, ou grupo de pessoas, instituição, e esse pensamento passa pela nossa voz, linguagem corporal, olhar, mesmo que tentemos encobrir… dai a importância da autenticidade e consciência dos comportamentos, emoções, pensamentos, discurso. Se o que não é classificado como uma atitude de preservação do outro, mesmo não abertamente pode ser detectado e ter impactos, quanto mais se o demonstramos abertamente, sem filtros.


Toda a nossa panóplia de verbalizações e linguagem corporal, micro expressões falam, e a generalidade das pessoas tem sensibilidade para captar… basta estar atento à intuição. Nesse caso, mesmo que você não tenha tirado nenhum curso de especialização em psicologia, inteligência emocional, comportamental, entre muitos outros, existe um barómetro que não falha, a intuição. No entanto é preciso saber destrinçar o que realmente é intuição do que é uma simples percepção ou conclusão do ego, baseado apenas no sistema de crenças, ou mesmo, e muito importante este ponto, ser o espelho do que somos na realidade.


Sim espelho. Sei que pode parecer duro e não se gostar de ouvir, neste caso, ler, uma afirmação como esta… mas existe uma lei universal tudo que é emanado, ou que está no nosso interior, é de alguma forma atraído para as nossas vidas. Sim, a Lei da Atração ou Causa e Efeito, ela atua como um bumerangue, emanada emerge e retorna ao seu impulsionador. É habitualmente por isso que atraímos determinadas pessoas ou circunstâncias, sejam de que contexto forem.


Se em seus pensamentos, existe raiva, ódio, desrespeito, maus julgamentos sobre os outros, preconceitos, inveja, orgulho, entre muitos outros sentimentos análogos que são conhecidos. Enfim, neste planeta, sabemos que ainda existe de tudo. Cabe a cada um de nós, transformar-se, transmutar-se a si mesmo, para que as coisas vão mudando para mais positivo, para a luz, para a cooperação, para a empatia, cordialismo, respeito, integridade, comecem a imperar como predominante na sociedade.

Vale a pena começar a ser Observador, do seu próprio interior, comportamentos, pensamentos, sentimentos, palavras e discursos, para analisar o que se pode transformar, em si mesmo, para obter resultados diferentes, sem que isso lhe gere um sentimento de autoflagelação, culpa, incapacidade, e sim de Aceitação, perdão a si mesmo e aos outros, para começar a transformação que pretende ver no exterior.


Este tema é vasto e acompanhará muitas outras postagens. No entanto sejam qual sejam as questões que se encontrem no âmbito do ser, o importante é pegar nelas e ao aceitá-las começar a tomar medidas para obter transformação e dai obter, novos resultados profissionais, ou outros, que se almeja.


Este ou outros textos por mim redigidos tem, como fundamento, o despertar da consciência, promover a reflexão, pesquisa, e deixar todos LIVRES para VOAR no seu SER e obter as suas próprias conclusões a cada passo, pois ninguém é dono da verdade!


Recomendo a todos e a quem pretende saber mais sobre Física e Mecânica Quântica, como funciona o Universo e se cria a realidade, que consulte o site do Professor Hélio Couto e siga o caminho das palestras, registando-se e acedendo aos vídeos gratuitos:

https://www.heliocouto.com/eadheliocouto


Mafalda Afonso – Coach e Terapeuta - ©todos os direitos reservados


P@t Estúdio - Agência de Marketing Digital e Estúdio de Foto e Vídeo -www.patestudio.com.br – email: contato@patestudio.com.br


Comments


bottom of page